Questões de Educação Física no ENEM 2011

Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno do professor : educação física. São Paulo, 2008.
Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por
A-  exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são exercícios de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), e que previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida. 
B-  mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.    
C-  programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, função imunológica, integridade óssea e manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.
D-  exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem um melhor funcionamento do organismo como um todo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais. 
E- [Resposta Certa]  dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular e/ou modelar o corpo.



Conceito e importância das lutas
Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo  filosófico como concepção de vida bastante significativo.
Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais 
foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ora pela "defesa pessoal", ora pela necessidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.
CARREIRO, E. A. Educação Física Escolar : Implicações para prática pedagógica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (fragmento).
Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades.
Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses movimentos foi mal compreendido afinal as lutas:
A-  se tornaram um esporte, mas  eram praticadas com objetivo guerreiro a fim de garantir a sobrevivência.
B-[Resposta Correta]  apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter.
C- possuem como objetivo principal a defesa pessoal por meio de golpes agressivos sobre o adversário. 
D- sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo.
E- se disseminaram pela necessidade de luta pela sobrevivência ou co mo filosofia pessoal de vida.


A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos cotidianos e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas(com letras simples e populares) figurinos e cenários representativos. 
 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: 2009(adaptado)
A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica envolve expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico a dança revela.
A- [Resposta Correta] Manifestações afetivas, históricas, ideológica, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo. 
B-  aspectos eminentemente  afetivos,  espirituais e de entretenimento  de um povo, desconsiderando fatos históricos.
C- acontecimentos do cotidiano, sobre influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.
D-  tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um  ranking das mais originais.
E-  lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para 
a vivência lúdica de um povo.

Fonte: http://www.enem.inep.gov.br/