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terça-feira, 1 de novembro de 2011

Questões de Educação Física no ENEM 2010

QUESTÃO 01

O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é:


A- a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.

B- a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.

C- a flexibilidade que permite amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.

D- a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.

E- o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.


QUESTÃO 02

O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolas e na recreação. Nesse esporte, os praticantes usam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, bloqueio, levantamento, toque, entre outros. Na imagem acima identificam-se os movimentos de:


A- sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar uma cortada como forma de ataque.

B- arremessar a bola, tocar para passar a bola para o levantador e bloquear como forma de ataque.

C- tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.

D- passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender.

E- cortar como forma de ataque, passar para defender e bloquear como forma de ataque.

QUESTÃO 03

Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas.

Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos centros urbanos existem as danças como o funk, hip hop, as danças de rua e de salão.

É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.

GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).

Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais é uma

A- prática corporal que conserva inalteradas suas formas independentes das influências culturais da sociedade.

B- forma de expressão corporal baseada em gestos padronizados e realizada por quem tem habilidade para dançar.

C- manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.

D- prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está restrita a este.

E- representação das manifestações, expressões, comunicações e características culturais de um povo.


QUESTÃO 04

Saúde

Afinal, abrindo um jornal, lendo u ma revista ou assistindo à TV, insistentes são os apelos feitos em prol da atividade física. A mídia não descansa; quer vender roupas esportivas, propagandas de academias, tênis, aparelhos de ginástica e musculação, vitaminas, dietas... uma... uma relação infindável de materiais, equipamentos e produtos alimentares que, por trás de toda essa “parafernália”, impõe um discurso do convencimento e do desejo de um corpo belo, saudável e, em sua grande maioria, de melhor saúde.

RODRIGUES,L. H.; GALVÃO, Z. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Em razão da mídia no comportamento das pessoas, no que diz respeito ao padrão de corpo exigido, podem ocorrer mudanças de hábitos corporais. A esse respeito, infere-se do texto que é necessário

A- reconhecer o que é indicado pela mídia como referência para alcançar o objetivo de ter um corpo belo e saudável.

B- valorizar o discurso da mídia, entendendo-o como incentivo à prática da atividade física, para o culto do corpo perfeito.

C- diferenciar as práticas corporais veiculadas pela mídia daquelas praticadas no dia a dia, considerando a saúde e a integridade corporal.

D- atender aos apelos midiáticos em prol da prática exacerbada de exercícios físicos, como garantia de beleza.

E- identificar os materias, equipamentos e produtos alimentares como o caminho para atingir o padrão de corpo idealizado pela mídia.

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Fonte:
http://inep.gov.br/web/enem/provas

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