Mitos sobre Atividade Física e exercícios

MITOS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

Musculação emagrece?
Todo o exercício físico provoca um maior gasto de calorias, portanto emagrece. O que acontece com a musculação é que ele pode provocar um aumento de peso, causado pelo aumento da massa muscular. Aumento de peso é diferente de engordar.

Exercícios moderados emagrecem mais que exercícios intensos?
Não. Da mesma forma que quando maior o tempo maior o gasto calórico, quando mais intenso maior também será o o gasto calórico. O problema é que exercícios intensos(anaeróbios) não são aguentados por muito tempo.

Abdominal faz perder barriga?
A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro. O abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder. A melhor estratégia seria combinar os abdominais com exercícios de corrida ou bicicleta.

Quanto maior o suor, maior o emagrecimento?
Não. O emagrecimento é a perda de gordura, o que acontece com o suor representa apenas perda de água, ou seja, desidratação. Vai acorrer perda de peso mas não realmente o emagrecimento com perda de gordura.

Malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais?
Não, não faça isso! Isso vai apenas causar desidratação, perda de água. Você não vai emagrecer mais por isso e corre o risco ter ter problemas de saúde.

O alongamento evita lesões?
Não. O alongamento aumenta a flexibilidade, que pode ajudar na realização de alguns movimentos, mas a maior parte das lesões nos músculos ocorre durante a extensão normal dos movimentos.
O aquecimento é o que mais evita lesões, ao aumentar vagarosamente o fluxo de sangue e dar aos seus músculos chance de se preparar para a atividade a seguir. Recomenda-se o aquecimento completo, assim como o condicionamento específico para cada atividade ou esporte.

O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte?
Não, a dor é mais comum quando começamos a fazer atividade física, pois o nosso corpo ainda não está adaptado. Parar de sentir dor com o tempo é normal. É aconselhável variar os tipos de exercícios para estimular novas adaptações.

 O exercício só começa a funcionar depois de meia hora?
Não, o que acontece é que quanto menor o tempo de exercícios menor o gasto calórico e quando mair o tempo de exercício maior o gasto calórico.

Quando eu parar com os treinos, vai cair tudo?
Haverá uma perda do tônus muscular e da adaptações provocadas pelos treinamentos. Caso tenha que parar de treinar mantenha um boa alimentação, para quando voltar a treinar chegar mais rápido as condições físicas de treinamento.

É preciso mudar os treinos regularmente
O aumento progressivo de carga e a variação nos tipos de exercícios são importantes para manter os estímulos que melhorarão seu condicionamento físico.

Não se deve beber água durante o exercício?
Deve-se beber água sim durante os exercícios físicos. A desidratação não bem vinda e pode causa problema de saúde. Beba água regularmente antes, durante e depois de uma atividade física.

Malhar em jejum emagrece?
Não! Se você está em jejum provavelmente entrará em hipoglicemia e isso pode causar um desmaio. O importante é manter uma alimentação saudável, com pouca gordura e doces, aliada a prática regular de atividades físicas variadas.

Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos do Futsal: resumo com os principais Fundamentos do Futsal

QUALIDADES FÍSICAS DE BASE (PRIMÁRIAS) E TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

Questões de Educação Física no ENEM 2009 (prova cancelada)