REGRAS DO HANDEBOL

A ÁREA DO GOLEIRO
O goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento da saída da área.

As principais faltas do jogador são:
- Agarrar, empurrar, segurar o adversário, Socar a bola para desviá-la do adversário, Invadir a área do goleiro, Usar os pés para apossar-se da bola ou defender-se, Ficar com a bola nas mãos por mais de três segundos, Dar mais de três passos sem bater ou passar a bola.
A área de goleiro é violada sempre que um jogador (adversário ou não):
- Invade-a propositadamente, Pisa ou cai sobre a linha de área de goleiro com qualquer parte do corpo, e se beneficia desta ação.
Então, se durante o jogo a bola chegar até a área de goleiro, poderá ser devolvida ao campo somente pelo goleiro. É proibido a qualquer outro jogador tocar na bola que ali se encontrar, parada ou rolando ou mesmo com o próprio goleiro.
TIRO LATERAL
A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocado com um pé sobre a linha lateral, arremessa-a para outro companheiro. No handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.
TIRO LIVRE
Se um jogador, de posse da bola, é agarrado quando tenta infiltrar-se entre seus adversários, o árbitro marcar a infração e determina o tiro livre.
Na cobrança do tiro livre os jogadores da defesa devem estar a uma distância igual ou superior a três metros em relação ao atacante com a bola. O tiro livre é cobrado da linha de tiro (linha tracejada) livre quando a infração ocorrer nas imediações da área do goleiro. Pode ser executado sem esperar a autorização do árbitro e a formação da barreira. Porém, se o árbitro apitar, o arremesso deverá ser executado dentro do tempo de três segundos.
Durante a execução do tiro livre, nenhum jogador da equipe que está de posse da bola poderá ficar entre a linha de gol e a linha de tiro livre. Além disso, ao jogador atacante não é permitido atirar a bola contra a barreira. O jogador poderá arremessar ao gol, por cima ou pelo lado da barreira, desde que não ameace a integridade física do adversário. Essas infrações são punidas com tiro livre.
O tiro livre é aplicado quando o jogador:
- Toca a bola com os pés; Entra e sai irregularmente do campo; Maneja a bola irregularmente; Comete infração nas imediações da área de gol; Agarra, empurra ou segura o adversário; Dá mais de três passos com a bola na mão; Atira-se sobre a bola que está rolando; Soca a bola para tirá-la do adversário. As infrações cometidas pelo goleiro também são punidas com tiro livre.
Quando as infrações não são cometidas nas imediações da área do goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu a infração.
TIRO DE META
O tiro de meta deve ser executado de dentro da área do goleiro e durante o arremesso o goleiro se quiser, pode tirar o pé de apoio do chão. Ao cobrar o tiro de meta, o goleiro pode aproveitar-se da distração do goleiro da outra equipe e arremessar direto à baliza adversária, marcando um gol.
O gol será válido, pois se pode obter um gol diretamente e em conseqüência de um tiro de meta, de um tiro de lateral ou de um tiro de saída. Quando um arremesso é desviado por um jogador adversário (exceto pelo goleiro) para a linha de fundo, o árbitro marca tiro de lateral.
TIRO DE SETE METROS
Quando o jogador se conduz irregularmente, agarra o adversário para impedir clara oportunidade de marcar gol, é aplicada a penalidade do tiro de sete metros.
Mas preste atenção:
- O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até três segundos após o apito, Após o apito do árbitro, o jogador não poderá bater a bola no chão. Se o fizer, o tiro será considerado cobrado, Na cobrança do tiro de sete metros o jogador não poderá tirar o pé de apoio do chão; neste caso, será o pé que estiver na frente. No entanto, é permitida a queda do corpo à frente, Se o jogador que cobrar o tiro de sete metros infringir qualquer uma das regras acima, a execução será invalidada e será cobrado um tiro livre contra a equipe do infrator, Na execução do tiro de sete metros, o goleiro pode movimentar-se livremente e avançar até 4 metros de distância da linha de gol. Se na execução do tiro de sete metros o arremessador não marcar o gol, devido à irregularidade da posição do goleiro, o tiro será repetido, Os jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de nove metros até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.

SUBSTITUIÇÕES
O jogador reserva deve entrar na quadra pela zona de substituição. Ele pode entrar sem avisar a mesa de controle, desde que o jogador a ser substituído já tenha abandonado a quadra.
ADVERTÊNCIA
Quando um jogador comete falta violenta sobre o adversário, toma atitude anti-regulamentar ou anti-desportiva, é punido com uma advertência.
EXCLUSÃO
Uma exclusão deve ser dada nos seguintes casos:
  • Substituição irregular ou entrada anti-regulamentar na quadra de jogo;
  • Repetidas infrações no comportamento para com o adversário, sancionadas progressivamente;
  • Conduta anti-desportiva repetida por parte de um jogador, na quadra de jogo.
EXPULSÃO
A expulsão será dada em casos de agressão dentro ou fora da quadra. Considera-se motivo de expulsão uma agressão física cometida contra um jogador, árbitro, secretário, demais oficiais ou espectador.
DESQUALIFICAÇÃO
A desqualificação será dada nos seguintes casos:

  • Depois da terceira exclusão de um mesmo jogador;
  • Conduta anti-desportiva grave, seja por parte de um jogador seja por parte de um oficial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões de Educação Física no ENEM 2009 (prova cancelada)

QUALIDADES FÍSICAS DE BASE (PRIMÁRIAS) E TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

Fundamentos do Futsal: resumo com os principais Fundamentos do Futsal