REGRAS DO HANDEBOL
A
ÁREA DO GOLEIRO
O
goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer
jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento da saída
da área.
As
principais faltas do
jogador são:
-
Agarrar, empurrar, segurar o adversário, Socar a bola para desviá-la
do adversário, Invadir a área do goleiro, Usar os pés para
apossar-se da bola ou defender-se, Ficar com a bola nas mãos por
mais de três segundos, Dar mais de três passos sem bater ou passar
a bola.
A
área de goleiro é violada sempre que um jogador (adversário ou
não):
-
Invade-a propositadamente, Pisa ou cai sobre a linha de área de
goleiro com qualquer parte do corpo, e se beneficia desta ação.
Então,
se durante o jogo a bola chegar até a área de goleiro, poderá ser
devolvida ao campo somente pelo goleiro. É proibido a qualquer outro
jogador tocar na bola que ali se encontrar, parada ou rolando ou
mesmo com o próprio goleiro.
TIRO
LATERAL
A
bola será reposta em jogo por um jogador que, colocado com um pé
sobre a linha lateral, arremessa-a para outro companheiro. No
handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o
pé de apoio do chão.
TIRO
LIVRE
Se
um jogador, de posse da bola, é agarrado quando tenta infiltrar-se
entre seus adversários, o árbitro marcar a infração e determina o
tiro livre.
Na cobrança do tiro livre os
jogadores da defesa devem estar a uma distância igual ou superior a
três metros em relação ao atacante com a bola. O tiro livre é
cobrado da linha de tiro (linha tracejada) livre quando a infração
ocorrer nas imediações da área do goleiro. Pode ser executado sem
esperar a autorização do árbitro e a formação da barreira.
Porém, se o árbitro apitar, o arremesso deverá ser executado
dentro do tempo de três segundos.
Durante
a execução do tiro livre, nenhum jogador da equipe que está de
posse da bola poderá ficar entre a linha de gol e a linha de tiro
livre. Além disso, ao jogador atacante não é permitido atirar a
bola contra a barreira. O jogador poderá arremessar ao gol, por cima
ou pelo lado da barreira, desde que não ameace a integridade física
do adversário. Essas infrações são punidas com tiro livre.
O
tiro livre é aplicado quando o jogador:
-
Toca a bola com os pés; Entra e sai irregularmente do campo; Maneja
a bola irregularmente; Comete infração nas imediações da área de
gol; Agarra, empurra ou segura o adversário; Dá mais de três
passos com a bola na mão; Atira-se sobre a bola que está rolando;
Soca a bola para tirá-la do adversário. As infrações cometidas
pelo goleiro também são punidas com tiro livre.
Quando
as infrações não são cometidas nas imediações da área do
goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu a
infração.
TIRO
DE META
O
tiro de meta deve ser executado de dentro da área do goleiro e
durante o arremesso o goleiro se quiser, pode tirar o pé de apoio do
chão. Ao cobrar o tiro de meta, o goleiro pode aproveitar-se da
distração do goleiro da outra equipe e arremessar direto à baliza
adversária, marcando um gol.
O
gol será válido, pois se pode obter um gol diretamente e em
conseqüência de um tiro de meta, de um tiro de lateral ou de um
tiro de saída. Quando um arremesso é desviado por um jogador
adversário (exceto pelo goleiro) para a linha de fundo, o árbitro
marca tiro de lateral.
TIRO
DE SETE METROS
Quando
o jogador se conduz irregularmente, agarra o adversário para impedir
clara oportunidade de marcar gol, é aplicada a penalidade do tiro
de sete metros.
Mas
preste atenção:
-
O tiro de sete metros deverá ser executado pelo jogador em até três
segundos após o apito, Após o apito do árbitro, o jogador não
poderá bater a bola no chão. Se o fizer, o tiro será considerado
cobrado, Na cobrança do tiro de sete metros o jogador não poderá
tirar o pé de apoio do chão; neste caso, será o pé que estiver na
frente. No entanto, é permitida a queda do corpo à frente, Se o
jogador que cobrar o tiro de sete metros infringir qualquer uma das
regras acima, a execução será invalidada e será cobrado um tiro
livre contra a equipe do infrator, Na execução do tiro de sete
metros, o goleiro pode movimentar-se livremente e avançar até 4
metros de distância da linha de gol. Se na execução do tiro de
sete metros o arremessador não marcar o gol, devido à
irregularidade da posição do goleiro, o tiro será repetido, Os
jogadores da equipe adversária não poderão ultrapassar a linha de
nove metros até que o tiro de sete metros seja cobrado. Se isto
acontecer, haverá repetição da cobrança do tiro de sete metros.
SUBSTITUIÇÕES
O
jogador reserva deve entrar na quadra pela zona de substituição.
Ele pode entrar sem avisar a mesa de controle, desde que o jogador a
ser substituído já tenha abandonado a quadra.
ADVERTÊNCIA
Quando
um jogador comete falta violenta sobre o adversário, toma atitude
anti-regulamentar ou anti-desportiva, é punido com uma advertência.
EXCLUSÃO
Uma
exclusão deve ser dada nos seguintes casos:
- Substituição irregular ou entrada anti-regulamentar na quadra de jogo;
- Repetidas infrações no comportamento para com o adversário, sancionadas progressivamente;
- Conduta anti-desportiva repetida por parte de um jogador, na quadra de jogo.
EXPULSÃO
A
expulsão será dada em casos de agressão dentro ou fora da quadra.
Considera-se motivo de expulsão uma agressão física cometida
contra um jogador, árbitro, secretário, demais oficiais ou
espectador.
DESQUALIFICAÇÃO
A
desqualificação será dada nos seguintes casos:
- Depois da terceira exclusão de um mesmo jogador;
- Conduta anti-desportiva grave, seja por parte de um jogador seja por parte de um oficial.
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