Fundamentos e Golpes do Boxe
OS GOLPES DO BOXE
Os golpes usados
no boxe são permitidos apenas do quadril para cima, os golpes baixos
não são permitidos e o lutador será advertido caso aplique esses
golpes e se ouver reincidência ele poderá ser eliminado. Os golpes
permitidos são os aplicados na parte frontal do adversário, como no
rosto e no abdômen.
Fundamentos e golpes
Posição de guarda
É a posição fundamental de onde deriva-se todos os golpes para vencer o adversário; e cada vez que aplicado dever-se-á levar o atleta a posição inicial. Se um pugilista for destro, o seu pé dianteiro será o esquerdo, e vice-versa; pés afastados na largura dos ombros, com o pé esquerdo à frente do direito e girado a 25º para dentro, e o direito girado a 40º par fora e ligeiramente elevado na ponta. O tronco deverá estar ligeiramente inclinado à frente (para que no momento que executar o golpe manter-se equilibrado) e girado para a direita. A cabeça ligeiramente inclinada à frente e com o olhar sempre fixo ao adversário. A mão direita é mantida ao lado do queixo, cotovelo para baixo ao longo de corpo. A mão esquerda é mantida alguns centímetros à frente do rosto, cotovelo dobrado. Isso dá ao boxeador a oportunidade de bloquear a maioria dos golpes desferidos contra ele, ou esquivar-se deles, e compõe uma boa base para lançar seus próprios golpes. É comum ver lutadores que mantêm suas luvas bem abaixo dessa postura tradicional. Isso pode ser feito por motivos estratégicos (para enganar seu oponente ou para conseguir desferir socos corporais rápidos) ou porque eles estão cansados ou com preguiça.
A mão principal
disparará golpes mais rápidos, e a mão de trás será para lançar
reciprocamente golpes com mais poder (mais poder é conseguido com a
mão de trás, pela distribuição de peso e maior impulso). Uma
variante da posição de base é a chamada Peek-a-Boo, desenvolvida
pelo lendário treinador Cus D'Amato. Ela utiliza as mãos com os
antebraços na frente do rosto e os punhos ao nível dos olhos e
nariz. Essa postura era muito usada por Mike Tyson.
Embora pareça
existir uma infinidade de maneiras de desferir um golpe, o arsenal de
um boxeador moderno geralmente consiste em quatro golpes principais:
Jab
Golpe frontal com o punho que está a frente na guarda (no destro, a mão esquerda). Não é tão potente, mas é muito eficaz e rápido. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente, para medir a distancia, ou como preparatório para outro golpe (ou contra-golpe). o Jab é um soco rápido e de grande alcance que vai decidir seu destino no ringue. Vai ser o soco mais usado, e mesmo sendo um dos socos mais fracos, pode lhe ajudar a ganhar por pontos se não colocar o oponente a nocaute. Vários jabs podem eventualmente esgotar o oponente. Use este soco para medir o estilo de seu adversário. Se ele usar um contra-ataque, ele sabe técnicas de lidar com um jab que você têm que estudar antes de dar o nocaute. Erros custam caro no boxe. Pode ser disparado por qualquer um dos braços.
Para lançar um jab,
arremesse seu punho esquerdo à frente numa linha reta, girando seu
braço para dentro até que ele chegue à extensão máxima.
Imediatamente recolha seu punho de volta para perto de seu queixo.
Direto
Golpe frontal com o punho que está atrás na guarda (quem é destro luta com a mão canhota a frente e vice e versa, logo o direto é dado com a mão que se têm mais força). É um golpe muito rápido e forte. Esse golpe é útil para minar a defesa do oponente ou quando os boxeadores são muito próximos, se acertar o adversário em cheio, é lona (nocaute). O poder vem de uma rotação dos ombros a 90º, enquanto que a posição do punho gira a 180º, trazendo o ombro dianteiro até à guarda junto ao queixo.
Para o direto de
direita, comece com o seu punho direito quase tocando seu queixo,
cotovelo perto das costelas. Conforme você explodir o braço à
frente, reto, gire o lado direito de seu quadril à frente até que a
perna direita fique reta, com a parte da frente do seu pé direito no
chão. Lance o soco e volte à postura básica em um único
movimento.
Cruzado (Cross) ou gancho
Golpe de curta distância, executado com um rápido movimento de braço da esquerda para a direita (ou vice-versa) em uma linha reta em direção ao rosto do oponente, mas também pode ser dado na linha de cintura (nas laterais da cintura) e é chamado de cruzado ao tronco. O boxeador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potência ao golpe. Tão potente quanto o Direto, pode se utilizado tanto na linha da cintura, como na lateral do rosto do adversário.
Para o gancho de
esquerda, impulsione seu cotovelo para cima de maneira que seu
antebraço fique paralelo ao chão e então solte o soco, usando
somente seu corpo. Gire o tronco, começando das pernas e indo até
os ombros, colocando toda a força no gancho.
Gancho (Hook)
Golpe dado exclusivamente na linha de cintrua de forma quase que frontal (com um pouco de inclinação de baixo para cima, pra gerar mais potência) e visa atingir o abdômen, estomâgo e plêxo do averssário, ou seja, dado sempre na parte da frente do corpo, diferente do cruzado ao tronco que é dado na parte lateral. Esse golpe pode ser desferido com qualquer uma das mãos.Uppercut
É uma versão mais curta do golpe Gancho executado de baixo para cima de forma de alavanca em direção ao queixo do oponente, ou à sua zona hepática; considerado muito perigoso e violento. É dado entre outra opcasiões quando o adverssário esta de forma a usar o bloqueio frontal (com as luvas a frente da cabeça), pois nesse caso diretos e cruzados seriam pouco suficiêntes (visto que parariam na defesa). O poder no uppercut vem das pernas e anca. Este pode ser um golpe de poder devastador porque, mesmo que não encontre exactamente o queixo do adversário, tende a erguê-lo para cima, e deste modo proporciona um desequilíbrio momentâneo e aumenta simultaneamente a zona de conexão dos golpes.Swing
O golpe mais potente do boxe, porém dados somente em situações bem oportunas, pois deixa o boxeador completamente aberto para receber o que chamamos de "contra-ataque de encontro", O golpe é dado com a mão de trás (a mais forte) e é lançado de forma descendente (fazendo uma curva de cima pra baixo) visando atingir o queixo ou qualquer outra parte do rosto do adverssário com toda a potência possivel. Se entrar é nocaute. Ele é atribuído por muitos a lutadores de pouca técnica, o que é um engano, visto que muitos lutadores técnicos usam esse golpe. ou quando já estão muito cansados ou castigados durante uma luta (uma expécie de golpe tudo ou nada).
OBS: No boxe
cubano (somente olímpico) não existe o golpe conhecido por SWING,
pra eles o swing nada mais é que um direito dado de forma diferente,
além do que nenhum instrutor de boxe em Cuba incentiva seus alunos a
ficarem dando tal golpe, pois dizem que é falta de recuso técnico
do lutador o que em Cuba é inadmissível. O SWING também é chamado
por alguns de "mata-cobra", ou seja, golpe de brigão sem
técnica, dado de qualquer jeito para acabar logo com a luta ou por
desespero quando este está em uma situação desfavorável no
combate.
Qualquer um
desses golpes pode ser devastador se aplicado sozinho, mas eles são
mais eficazes quando aplicados em combinações. Uma combinação é
qualquer série de dois ou mais golpes em uma rápida sucessão. Por
exemplo, a combinação jab-cruzado é muito comum.
Comentários