DESENVOLVIMENTO MOTOR - TAXONOMIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Taxionomia do desenvolvimento motor de Anita Haroow(1983)
1- Movimentos reflexos - Pré-escola, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
2- Movimentos básicos fundamentais - Pré-escola, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
3- Capacidades perceptivas
4- Capacidades físicas
5- Destrezas motora- habilidades específicas - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
6- Comunicação não-verbal - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Fases do desenvolvimento motor
Fase motora reflexiva (de dentro do útero até 4 meses/1 ano)
➢ Estágio de codificação de informações - É caracterizado por atividade motora involuntária observável no período fetal até aproximadamente o quarto mês do período pósnatal
➢ Estágio de decodificação de informações - Há uma gradual inibição dos reflexos, e inicia-se os movimentos de atividade motora voluntária (Gallahue,2001, p.101)
Fase dos movimentos rudimentares (de 0/1 a 2 anos)
➢ As primeiras formas de movimentos voluntários são os rudimentares, são observados desde o nascimento até aproximadamente 2 anos
➢ Estágio de inibição de reflexos - Os movimentos embora com objetivos parecem descontrolados e grosseiros
➢ Estágio de pré-controle - A partir de 1 ano de idade as crianças começam a ter precisão e controle maiores sobre seus movimentos (p.102)
Fase de movimentos fundamentais ( de 2 a 7/8 anos)
➢ As crianças que estão desenvolvendo padrões fundamentais de movimento estão aprendendo a reagir com controle motor e competência motora de vários estímulos. Descobrem como desempenhar uma variedade de movimentos estabilizadores, manipulativos e locomotores.
➢ Os movimentos fundamentais tem três estágios inicial elementar maduro
➢ inicial – 2 a 3 anos – movimentos restritos, uso exagerado do corpo e coordenação deficiente
➢ elementar – 4 a 5 anos – envolve maior controle e melhor coordenação rítmica
➢ maduro- 6 a 7anos –desempenhos mecanicamente eficientes , coordenados e controlados
Fase dos movimentos dos especializados (7 a 14 anos e acima)
➢ É resultado da fase dos movimentos fundamentais - O movimento tornar-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida
diária, na recreação e nos objetivos esportivos
➢ Os movimentos especializados tem três estágios
Transitório
Aplicação
Permanente
Transitório - 7 a 10 anos – começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. Ex. pular corda
Aplicação – 11 a 13 anos – começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. É a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes
selecionados
Utilização permanente – 14 anos e acima –caracteriza-se pelo uso de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda vida
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