Etapas/fases/estágios do processo de aprendizagem motora
Etapas/fases/estágios do processo de aprendizagem motora
Estágio Cognitivo
-
Se caracteriza por um elevada quantidade de erros no desempenho e a natureza de erros cometidos tende a ser grosseira.
-
Desempenho inconsistente
-
Necessita informação específica, que assistirá para corrigir o que ele está fazendo errado
Se caracteriza por um elevada quantidade de erros no desempenho e a natureza de erros cometidos tende a ser grosseira.
Desempenho inconsistente
Necessita informação específica, que assistirá para corrigir o que ele está fazendo errado
Estágio Associativo
-
Muitos dos elementos ou mecanismos básicos da habilidade foram aprendidos até um certo ponto
-
Os erros são menos freqüentes e menos grosseiros em sua natureza
-
O aprendiz está refinando a aprendizagem
-
O aluno já é capaz de identificar alguns erros
Muitos dos elementos ou mecanismos básicos da habilidade foram aprendidos até um certo ponto
Os erros são menos freqüentes e menos grosseiros em sua natureza
O aprendiz está refinando a aprendizagem
O aluno já é capaz de identificar alguns erros
Estágio Autônomo
-
Após muita prática, a habilidade torna-se quase automática
-
Possibilidade de produzir resposta sem ter que se concentrar no movimento por inteiro
-
O aluno desenvolve a capacidade não só de detectar seus próprios erros, mas também que espécies de ajustes são necessários para corrigir os erros.
Após muita prática, a habilidade torna-se quase automática
Possibilidade de produzir resposta sem ter que se concentrar no movimento por inteiro
O aluno desenvolve a capacidade não só de detectar seus próprios erros, mas também que espécies de ajustes são necessários para corrigir os erros.
Comentários