MÉTODOS CRIATIVOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
MÉTODOS
CRIATIVOS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
É uma adaptação de métodos criativos anteriormente já existentes, resultando em modificações benéficas para sua aplicação no contexto da Educação Física escolar. São eles:
É uma adaptação de métodos criativos anteriormente já existentes, resultando em modificações benéficas para sua aplicação no contexto da Educação Física escolar. São eles:
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método das perguntas operacionalizadas: trata-se
de um método que tem como objetivo promover a incerteza no aluno,
onde o mesmo deve se deparar com muitas possibilidades de resposta
para um determinado problema. Deste modo, a partir de uma situação
problema apresentada na aula, os educandos são estimulados na busca
por soluções, através de questionamentos e desafios formulados
pelo professor. O método das perguntas operacionalizadas pode ser
aplicado de duas diferentes maneiras: na primeira o professor criará
uma situação problema para que o aluno a solucione por meio de
conhecimentos já adquiridos. Na segunda o professor apresentará uma
situação problema que exija dos aprendizes mais do que a aplicação
dos conhecimentos já adquiridos; exija também a aplicação
inventiva destes conhecimentos e, se necessário, a produção
criativa de um novo conhecimento.
-
método
da análise: este
método pode ser caracterizado como sendo sistemático, pois o
procedimento de aplicação consiste em identificar os elementos ou
partes de um todo, verificar suas inter-relações e estruturá-las
em algum modo de organização. Nas aulas de Educação Física
escolar o presente método facilita, por parte dos alunos, a
identificação das características específicas de um recurso
material de ensino, ou ainda, dos conteúdos programáticos
constituintes desta disciplina
-
método da análise-síntese: a
síntese é a capacidade de estruturar um todo a partir da
compreensão das relações entre os elementos ou partes específicas.
Deste modo, o método de análise-síntese tem o objetivo de levar o
educando a entender as partes específicas de um problema, configurar
relações entre estas partes e, em seguida, sintetizar as soluções
parciais numa solução total, formando um conjunto unificado de tudo
o que foi estudado. Um exemplo de aplicação do método de
análise-síntese em Educação Física escolar seria a construção
de um novo jogo a partir de elementos específicos de alguns
esportes, como o chute, o arremesso, a rebatida, entre
outros.
-método
brainstorming (tempestade
de idéias): trata-se de um método caracterizado como sendo
intuitivo, fundamentado no fato de que cada indivíduo possui uma
combinação única de experiências e conhecimentos e, portanto,
pode contribuir para visualizar um determinado problema de maneira
distinta das demais pessoas. A utilização deste método durante uma
aula de Educação Física escolar é dividida em três momentos.
Inicialmente o professor requisita que várias idéias sejam
formuladas, em função de um problema específico, como, por
exemplo, construir uma atividade recreativa qualquer. Neste momento
da aula não são permitidas críticas e todas as idéias devem ser
levadas em consideração. Em um segundo instante os alunos são
incentivados a gerarem mais idéias, baseados nas idéias dos outros.
Consegue-se assim aumentar a quantidade de idéias existentes. Num
terceiro e último momento é feita à avaliação conjunta entre
professor e alunos sobre as idéias obtidas, sendo desejável
combiná-las, bem como classificá-las por ordem de viabilidade.
-
método checklist (lista
de checagem): também é caracterizado como sendo intuitivo, baseado
nas teorias psicológicas da criatividade, cuja função é estimular
a imaginação e a capacidade de redefinição de abordagens sobre um
problema específico. O professor deve atuar propondo um problema e,
sobre este, formular questões genéricas em uma espécie de lista ou
questionário. As idéias que vão surgindo como resposta às
questões formuladas são então postas em discussão para que se
possa obter uma solução conclusiva sobre a problemática proposta
pelo professor.
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