CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE CONTEÚDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL (PCNs)


Critérios de seleção

Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos, foram eleitos os seguintes critérios para a seleção dos conteúdos propostos:
  

Relevância social

Foram selecionadas práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira, cuja aprendizagem favorece a ampliação das capacidades de interação sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer, a promoção e a manutenção da saúde pessoal e coletiva. Considerou-se também de fundamental importância que os conteúdos da área contemplem as demandas sociais apresentadas pelos Temas Transversais.

Características dos alunos


A definição dos conteúdos buscou guardar uma amplitude que possibilite a consideração das diferenças entre regiões, cidades e localidades brasileiras e suas respectivas populações. Além disso tomou-se também como referencial a necessidade de considerar o crescimento e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nesta etapa da escolaridade.

Características da própria área


Os conteúdos são um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela Educação Física.

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Física

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundamentos do Futsal: resumo com os principais Fundamentos do Futsal

QUALIDADES FÍSICAS DE BASE (PRIMÁRIAS) E TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

Questões de Educação Física no ENEM 2009 (prova cancelada)