Princípios da Educação Física para o Ensino Fundamental segundo o PNCs
São princípios da Educação Física no Ensino Fundamental, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Princípio da inclusão
A
sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e
aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na
cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão
concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área
de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas
corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da
eficiência.
Princípio
da diversidade
O
princípio da diversidade aplica-se na construção dos processos de
ensino e aprendizagem e orienta a escolha de objetivos e conteúdos,
visando a ampliar as relações entre os conhecimentos da cultura
corporal de movimento e os sujeitos da aprendizagem. Busca-se
legitimar as diversas possibilidades de aprendizagem que se
estabelecem com a consideração das dimensões afetivas, cognitivas,
motoras e socioculturais dos alunos.
Categorias de conteúdos
Os
conteúdos são apresentados segundo sua categoria conceitual (fatos,
conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e
atitudinal (normas, valores e atitudes). Os conteúdos conceituais e
procedimentais mantêm uma grande proximidade, na medida em que o
objeto central da cultura corporal de movimento gira em torno do
fazer, do compreender e do sentir com o corpo. Incluem-se nessas
categorias os próprios processos de aprendizagem, organização e
avaliação. Os conteúdos atitudinais apresentam-se como objetos de
ensino e aprendizagem, e apontam para a necessidade de o aluno
vivênciá-los de modo concreto no cotidiano escolar, buscando
minimizar a construção de valores e atitudes por meio do currículo
oculto.
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